Clique nas imagens para ampliar
O ensaio pit é uma ferramenta muito útil para a execução de projetos de engenharia geotécnica. O ensaio pit em estaca raiz é muito utilizado em campo para verificar as condições e qualidade do solo onde será feita a fundação de edifícios, desvios de cursos d'água, poços tubulares, entre outros.
O QUE É ENSAIO PIT EM ESTACA RAIZ?
O ensaio pit em estaca raiz consiste na execução de poços de até 15 metros de profundidade para avaliação do substrato do terreno que será utilizado para a fundação. Ele permite a identificação de estratos e solos que suportam cargas específicas, para tomadas de decisões mais assertivas em relação ao projeto de fundação. O ensaio pit é utilizado como um recurso de controle para que seja possível ter um diagnóstico preciso do solo onde a fundação está inserida, sendo também adequado para obras em regiões a montante da macro ações de engenharia.
COMO FUNCIONA ENSAIO PIT EM ESTACA RAIZ?
O ensaio pit em estaca raiz é executado com o uso de uma máquina que escava o poço em forma de "pit" para a identificação de diferentes camadas do terreno. Uma vez que o poço é escavado de acordo com a profundidade desejada, é possível identificar as camadas do terreno, assim como o tipo e resistência desses solos. Com isso, o engenheiro responsável tem a possibilidade de realizar as avaliações necessárias para desenvolver um projeto de fundação que atenda a todas as condições desejadas para a obra.
VANTAGENS DO USO DO ENSAIO PIT EM ESTACA RAIZ
- Permite a identificação de diferentes camadas e solos existentes no terreno;
- Ajuda na tomada de decisões assertivas para projetos de fundações;
- Pode ser usado em regiões distantes da macro ações de engenharia;
- Eleva a segurança das obras de construção civil;
- Precisão e rapidez no diagnóstico do solo.
Se você deseja realizar o ensaio pit em estaca raiz para suas obras, conte com a ECS Geo, especialista no segmento prestador de serviços de engenharia geotécnica. Entre em contato para maior esclarecimento.